twitter
rss

A criança com sua visão sincrética do mundo, não tem condições de perceber partes separadamente para depois reconstruir o todo. Dificultando o desenvolvimento da inteligência, o ensino fragmentado conduz a criança a aprendizagens isoladaslevando-a, muitas vezes a desinteressar-se pela escola.

Bem, talvez o parágrafo acima seja um tanto quanto confuso, mas é da confusão que extraímos, uma concepção que faça sentido!

Digamos que uma criança entra na escola vendo o mundo assim:
ImageShack, share photos of castelos de lego, share pictures of castelos de lego, share video of castelos de lego, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting.








E sai da escola vendo o mundo assim:





É apavorante não é?

Então futuros Pedagogos o que deveríamos fazer para mudar essa triste realidade, uma vez que ao invés de construirmos e unificarmos conhecimentos, estamos fragmentando-os de forma preocupante e talvez nem nos demos conta disso, tendo início, em sua maioria, no momento em que entramos na escola, na educação infantil? É como se tirássemos cada órgão do corpo e fizéssemos os mesmos trabalharem sozinhos para sustentá-lo.

Acho que todos nós concordamos que isso é uma loucura. Façamos o seguinte: abaixo vocês verão um corpo humano; seus órgãos; e creio que a maioria sabe pelo menos de forma superficial suas funções. Vamos passar de pedagogos para médicos.

Cada órgão representa um tipo de matéria, vocês escolherão quais, pois então, tente retirar um órgão sequer, sugiro o cérebro para que nossa analogia se torne mais convincente. Agora analise você e deixe seu comentário, mas use da seguinte premissa:

O corpo humano é uma maquina cujas funcionalidades se dão pelo CONJUNTO DE TODOS os seus órgãos.